Jerusalém: Um Cálice de Tontear

“Eis que eu farei de Jerusalém um copo de atordoamento para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém. Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem, serão gravemente feridos. E ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra.” Zacarias 12.2-3

Talvez você tenha visto Jerusalém nos noticiários ultimamente. Senão, você é um dos poucos. Nas últimas semanas, tentativa após tentativa tem sido feita para trazer a paz ao Oriente Médio. Especificamente entre Israel e os Palestinos. Todas as vezes as conferências de paz chegam a um beco sem saída por causa de Jerusalém.

Exatamente como os profetas de Deus predisseram há 2.500 anos atrás, Jerusalém se tornou um “copo de tontear” e uma “pedra pesada”, exatamente como predito.

Todos têm medo de “mexer” com Jerusalém, e todos os que tentaram falharam.

“Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam.” Salmos 122.6

Há muitas cidades no mundo hoje que são famosas. Algumas por sua localização, algumas por seu tamanho, algumas por seu clima e recursos, algumas por suas indústrias e algumas por sua significação histórica. Jerusalém está uma má localização, é extremamente pequena, tem um clima terrível, possui pouquíssimos recursos e poucas indústrias. Então o que há de tão importante sobre Jerusalém? A simples menção de Jerusalém muitas vezes faz líderes mundiais tremerem! O que há sobre Jerusalém que faz o mundo inteiro parar e observar quando há eventos ocorrendo que as envolva? Como pode uma das mais antigas cidades do mundo ter tanto efeito sobre as nossas vidas?