Compreendendo as Parábolas do Sermão do Monte

Parte Um de um Estudo Bíblico em Duas Partes por Jack Kelley

Se você tem estado visitando este site por qualquer período de tempo que seja, já sabe que eu acredito que uma vez que sejamos salvos estamos salvos para sempre. Baseio esta crença em uma série de versos que dizem isso em termos inequívocos.

Mas ao estudar as condições na Terra pouco antes da Segunda Vinda, eu não consigo encontrar tal garantia para aqueles que se tornam fiéis durante o tempo da Grande Tribulação. Parece que a promessa de um Espírito Santo habitando nosso interior e garantindo o nosso destino eterno é o dada unicamente à Igreja. Nenhum crente do Antigo Testamento gozou de tal relacionamento. Até mesmo o rei Davi, um homem segundo o coração de Deus, orou para que Deus não tirasse o Espírito Santo dele depois do seu pecado com Bate-Seba. (Salmo 51:11) Aos crentes do Antigo Testamento não foi prometido que o Espírito de Deus seria selado dentro deles como garantia de seu destino.

Da mesma forma não há um único verso que faça essa promessa aos crentes Tribulação. O que encontro sim para eles são versos como os seguintes. Falando do momento em que o mundo todo vai ser forçado a receber a marca da Besta ou morrer, João escreveu:

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.E ouvi uma voz do céu, que me dizia: "Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor."

Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem. (Ap. 14:12-13)

Aqui o Senhor admoestou os crentes da Tribulação a obedecerem os mandamentos e permanecerem fiéis, sabendo que aqueles que recusarem a marca irão ser martirizados ou forçados a sair do sistema econômico mundial, negado o acesso às necessidades da vida. Aqueles que morrem por sua fé serão abençoados, porque o seu calvário terá terminado.

E em Ap. 16:15 o Senhor disse:

Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.

Se estiver familiarizado com a referência simbólica à roupa, você sabe o que este verso significa. Se não, vamos analisá-lo. Isaías 61:10 diz, Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.

Assim como a roupa fornece cobertura física, a justiça proporciona cobertura espiritual. Deus nos vestiu com vestes de salvação e com um manto de justiça.

Agora veja Zacarias 3:3-4. Na visão de Zacarias, Josué, o Sumo Sacerdote, está em pé diante do anjo do Senhor, obviamente Jesus.

Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: "Tirai-lhe estas vestes sujas." E a Josué disse: "Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas."

Retirar a roupa suja simbolizada tirar o seu pecado. Colocar vestes ricas sobre ele o tornou justo.

Ap. 19:8 nos diz que à noiva foram dados vestidos de linho fino, brilhante e limpo para vestir e que o linho fino representa a sua justiça. Mas, novamente, a roupa não é dela. Foi dada a ela.

Esta utilização de vestuário para simbolizar a justiça é a questão principal na parábola do banquete nupcial (Mat. 22:1-14). O Rei (Deus) preparou um banquete de casamento (Era do Reino) para o seu Filho (Jesus) e enviou os seus servos (profetas) para dizer aos convidados (Israel) que estava tudo pronto. Depois de primeiramente ignorar o convite, eles finalmente caíram sobre os servos que enviou e os mataram.

Enfurecido, o Rei enviou os seus exércitos e incendiou a sua cidade (Jerusalém). Em seguida, enviou os seus servos para encontrar quem quer que conseguissem e convidá-los para o banquete. Os servos reuniram todos os que puderam encontrar (Gentios) e o banquete começou. O rei percebeu um homem não vestido com roupas de casamento. Quando o homem não teve nenhuma desculpa para a sua vestimenta imprópria, foi jogado para fora na escuridão.

No contexto da parábola, a roupa de casamento representam a justiça com a qual Deus veste os crentes quando aceitam o convite para o Seu reino. O convidado tentando entrar vestindo suas próprias roupas (em sua própria justiça) foi expulso.

(Lembre-se, o banquete segue o casamento, por isso ele já aconteceu quando o Rei entra. Não há nenhuma menção de uma noiva na parábola e, de qualquer forma, a noiva não é um convidado em seu próprio casamento. A Igreja não está em vista aqui. De acordo com Apo. 19 o banquete do casamento vai ter lugar após o fim da Grande Tribulação, no momento da volta do Senhor em glória. Isso faz destes convidados de última hora sobreviventes da Tribulação, alguns dos quais não terão mantido a sua justiça e serão expulsos.)

Qual é o Significado Disso?
De tudo isso podemos assumir seguramente que o Senhor não está falando de roupa literal em Apo. 16:15, mas das roupas espirituais que representam a salvação e a justiça. Ao invés de garantir a salvação para os crentes da Tribulação e assumir a responsabilidade pela sua segurança como um pastor faz pelas suas ovelhas, ele os adverte a permanecerem acordados e alertas para que não sejam apanhados nus quando Ele vier. É uma mensagem clara de que a manutenção de sua salvação é a sua responsabilidade e se não tiverem cuidado poderão perdê-la. Este aviso é dado no limiar do Juízo das Taças, o ciclo final e mais devastador da ira de Deus.

Nós temos um outro indício disso em Mateus 24:12-13.

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Ao listar os sinais indicativos de que o fim dos tempos chegou, o Senhor fez alusão ao fato de que os crentes da Tribulação terão que se manter firmes até o final, a fim de garantirem sua salvação.

Você pode perguntar porque o Senhor não concederia a salvação garantida aos crentes Tribulação. Mas lembre-se, Ele não a concedeu aos crentes do Velho Testamento também. Isso porque o Antigo Testamento estava repleto de sinais evidentes de Sua presença. Eu poderia preencher este documento inteiro com as formas em que o Senhor Se revelou a Seu povo. Eles acreditavam devido à evidência que Ele lhes forneceu da Sua existência.

Durante a Idade da Igreja estas demonstrações públicas de Sua presença estiveram em grande parte faltando, assim a Igreja não teve esse tipo de evidência para apoiar a nossa crença. Acreditamos pela fé, e recebemos bênçãos muito especiais por causa disso, uma delas é a segurança eterna. É por isso que Jesus disse ao duvidoso Tomé: "Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20:29)

Uma vez que a Igreja parta e a 70ª Semana de Daniel comece, o Senhor vai começar a dar sinais evidentes de Sua presença novamente na forma de juízos. Ele visitará o mundo. E desta vez todas as provas terão sido documentadas com antecedência. Sua presença será tão óbvia que não vai exigir muita fé para crer que Ele existe. Sua fé será necessária para a paciência necessária em um momento em que será literalmente uma bênção morrer em vez de permanecer vivo.

Que Horas São?
Com este cenário, podemos começar a compreender que as parábolas do discurso das Oliveiras só podem ser destinadas aos crentes da Tribulação. Ao confirmar a sua cronologia, teremos todas as provas de que precisamos.

Em Mat. 24:15-21 Jesus explicou que a Grande Tribulação começará com a Abominação da Desolação, o Anticristo no Templo, declarando ser Deus. Esse é o sinal para os Judeus fugirem para as montanhas.

Então, em Mateus 24:29 Ele diz que, imediatamente após a tribulação terminar, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu, e os corpos celestes serão abalados. Já são agora 3 anos e meio mais tarde. A Grande Tribulação terminou.

Mat. 24:30 mostra as pessoas na Terra vendo o sinal do Filho do Homem no céu, e depois Seu retorno visível para a Terra com poder e grande glória, e todos os povos da Terra lamentando. Agora é tarde demais para eles serem salvos e eles intuitivamente percebem isso. Esta é a Segunda Vinda.

Mat. 24:36 começa com "Ninguém sabe que dia ou hora ..." Que dia? Que hora? O dia e a hora da Sua Segunda Vinda. Fique dentro do contexto. Este tem sido Seu assunto desde o versículo 30. Creio que a razão porque Ele disse: "dia ou hora", é para que nós soubéssemos com certeza que Ele estava falando sobre o Dia e a horas reais da sua vinda, não do tempo em geral. Todas as parábolas do Discurso das Oliveiras descrevem as condições na Terra após o dia da Sua volta.

A propósito, Mat. 24:42-44 nos diz que, embora seja possível para as pessoas na Terra naquele tempo fixar com precisão o final da Grande Tribulação, eles não saberão o dia exato do retorno do Senhor. Isto é mencionado duas vezes nestes 3 versículos. Só poderia significar que haverá um período indeterminado de tempo entre o aparecimento do sinal do Filho do Homem, que vai sinalizar o fim da Grande Tribulação e o Seu retorno real em poder e glória.

Com este cenário, estamos prontos para as parábolas do Sermão do Monte. A primeira está em Mat. 24:45-51 e conta a história dos dois servos. Nós vamos começar daí na nossa conclusão deste estudo. Vejo você na próxima vez.