O Cristão Derrotado

Por Jack Kinsella - Editor do Omega Letter – www.omegaletter.com

Todos já o viram. O Cristão derrotado. O cara que tenta e tenta, mas depois de ter sido salvo há trinta anos, ele ainda não parou de fumar. Ao invés disso, ele esconde seus cigarros antes de ir para a igreja e não se aproxima demais ao cumprimentar por medo de que você sinta o cheiro de fumaça nele.

 

Ou o Cristão que você sabe está salvo, mas simplesmente não consegue largar a garrafa. Ou o Cristão que foi salvo, mas não vai à igreja porque simplesmente não acha que se encaixa com o resto da multidão?

 

Ou não vai porque acha que todos na igreja são grandes hipócritas? Esse Cristão derrotado que sabe que mesmo que tenha sido salvo, isso simplesmente não 'funcionou' como parece ter acontecido com todos os outros, então ele prefere não ser lembrado disso todo o tempo estando em volta daqueles para quem funcionou.

Especialmente porque, se ele fosse mencionar isso, alguém apontaria que é por causa de algum pecado inconfessado ou, talvez, ele simplesmente ele não foi tão sincero quando aceitou a Cristo.

Por que é que alguns Cristãos são salvos e imediatamente se tornam uma nova criatura, quando outros são salvos e se parecem notadamente com a velha criatura?

Não me diga que você não conhece alguém assim. Talvez até mesmo você SEJA alguém assim. E é difícil ... tão difícil ficar tentando e tentando quando parece que acontece tão facilmente para todos os outros. É o bastante para qualquer um desistir.

Eu vou sair do costumeiro caminho comum, agora, para tratar de um assunto que aparece muito regularmente em nosso forum. Aqueles de você que não têm um pecado recorrente, nenhum pecado secreto em seu coração que somente você e Deus (e o inimigo) saibam, vá pegar um bom copo de café. O resto não é para você.

Agora, para os leitores honestos ... Por que Deus livra algumas pessoas da bebida, maconha ... escreva o seu pecado recorrente aqui ________?

A resposta? Eu não sei. Desapontado? Não fique. Às vezes Ele simplesmente não o faz. Não significa que você não é Cristão. Não significa que você não está salvo. Não significa que Deus o abandonou. Significa simplesmente que você se sente derrotado. Você ainda tem aquele pecado.

Agora, como pode você se sentir derrotado? Será fraqueza sua? De Deus? Você não foi até Ele com isso? Como isso pode ainda ser um problema em sua vida? Você SABE que Deus é real, então ... o que há de ERRADO COM VOCÊ?

Nada.

Benvindo à Igreja do Andarilho Ferido. É por isso que tantas pessoas encontram na internet a comunhão que elas não encontram na igreja. Sem culpa. Ninguém pode ver você escondendo aquele cigarro ou aquela cerveja.

Você vem procurando por Deus, e procurando aquele perdão sobre os quais vive ouvindo, mas nunca encontra na igreja.

Ao invés disso, aprende que se fumar, (ou o que quer que seja) você estará profanando o templo do Espírito Santo e que deve desistir disso primeiro para encontrar comunhão. Só que você tem tentado por anos e simplesmente não consegue fazê-lo.

Você se assenta no banco, pensando sobre o cigarro que vai fumar na volta para casa, e se sente envergonhado, culpado. Por que voltar à igreja? Seu hipócrita!

Você é ensinado que Deus o perdoou na Cruz, mas agora você está por conta própria. Todos esses pecados que você conhece em si mesmo foram deixados para você lidar com eles sozinho. Somente AGORA você sabe o que eles são.

Então, toda vez que você esconde um cigarro, você se sente culpado. "O João foi salvo e em uma semana deixou de fumar, deixou de beber e deixou de falar palavrões."

(Você pensa consigo mesmo, "Claro. E por divertimento, João agora está cortando bonequinhos de papel no Lar Feliz," - la vai você de novo - você pecou outra vez!)

O pecado é a doença da raça humana. Nenhum ser humano está livre dela. O Apóstolo Paulo, falando sobre o pecado, disse, "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Timóteo 1:15)

Hipérbole criativa? Ou você crê que toda a Palavra de Deus é verdadeira?

O Apóstolo Paulo era, de acordo com a Palavra de Deus, era o principal dos pecadores. Ele deve ter tido muita dificuldade sendo o principal entre os pecadores e o principal entre os Apóstolos, mas isso é o que a Bíblia diz.

Isso deve tê-lo incomodado, como incomoda você. (Aqueles que não estão tomando café agora) Saber o que é certo, mas sucumbir à tentação de fazer a coisa errada. De novo e de novo.

Este é um assunto muito difícil - estou tocando nele com muito temor e tremor. Imediatamente haverão aqueles que saltarão sobre mim por pregar uma licença para pecar. Eu não estou.

Ante que você se lance sobre mim, primeiro leia outra vezm por favor. Eu estou citando o Apóstolo Paulo, não a minha própria opinião.

Paulo escreveu, "Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim." (Romanos 7:14-15,17)

Talvez Paulo não esteja falando para você, ma ele está tocando a MINHA música tema. "Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros." (Romanos 7:22,23)

Isto se parece com um cara que estava tirando de letra? Por que ele simplesmente não fez o que o pastor manda você fazer? "Leve para o Senhor e Ele cuidará disto."

Você já fez isso e Ele não o fez? Então você descobriu uma boa razão porque não, ou simplesmente imaginou que você não merecia? Ou talvez que Ele se preocupe mais com o João, o Rei dos Bonequinhos de Papael?

Paulo escreveu sobre, "um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar." (2 Coríntios 12:7) Agora, eu já ouvi esse verso exagerado inúmeras vezes

Ouvindo as teorias, Paulo deve ter caído em um ESPINHEIRO. Já ouvi que Paulo tinha dificuldade para falar, que era sua visão enfraquecendo, que ele não tinha aparência atraente, até mesmo um argumento de que ele tinha halitose!

O que a Bíblia diz que o espinho na carne de Paulo era? Todos procuram por algo específico para fazer sentido do verso. Eles estão procurando por alguma deficiência física que Paulo pensasse impediria sua efetividade para Deus. Ao fazê-lo, eles deixam de ver a floresta por causa das árvores.

O Apóstolo Paulo, o 'principal entre os pecadores,' especificamente disse que seu espinho era um 'um mensageiro de satanás enviado para "esbofeteá-lo".' O espinho de Paulo era o PECADO que impedia que ele se 'exaltar'. "Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim." (2 Coríntios 12:8)

Fique comigo aqui e veja a figura. Eis aqui Paulo, conhecedor da tarefa que o Senhor colocou diante dele, sabendo que é 'o principal entre os pecadores' e conhecendo a sua fraqueza por o que quer que esse pecado tenha sido.

Então ele leva isso a Jesus, (assim como você o fez) sinceramente esperando que Ele resolva, exatamente como o pastor disse que Ele faria por você.

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (verso 9)

A Bíblia diz que fomos vendidos sob o pecado. Esse é o nosso estado natural. Que a coisa mais não natural que um homem pode fazer é NÃO pecar. Você está salvo, você crê, ainda assim luta contra os pecados recorrentes.

Cada vez que você se livra de um deles, um novo brota e você tem que lidar com ele. É uma batalha sem fim e você está perdendo. Como pode ser?

Como você pode ser sincero, estar sinceramente salvo, e ainda lutar com pecados que não parecem incomodar outros Cristãos?

Só existe uma resposta lógica. Ela é tão simples que você imediatamente dirá, "Eu sabia." Mas provavelmente você realmente não sabia.

Jesus fez tudo. Realmente. O mais simples dos princípios, ainda assim a maioria das pregações é baseada no engano de que Ele não o fez. Ao contrário, a maior parte é ensinada em princípio, que Jesus pôs a bola em jogo na Cruz, mas agora que você está salvo, se você vai ou não falhar ou ter sucesso em rebater sua natureza pecaminosa é com você.

Portanto, quando constantemente confrontado com o seu pecado e quão ruim ele é, é mais fácil desistir e não enfrentar o confronto semanal. Você acredita que está derrotado.

Ao invés de estar livre, você está atado à sua culpa. Quantas pessoas você conhece que foram ao altar no Domingo que não estavam carregados de culpa na quarta-feira?

Ou a salvação é um presente da graça através da fé ou é um produto da fé mais as boas obras.

Moisés tinha fé e boas obras. Assim também Abraão. E também Davi. Mas sem o Salvador, eles estariam mortos em seus pecados.

A atadura do pecado em um Cristão é o peso da culpa por aquele pecado que o impede de buscar a face de Deus. Jesus nos libertou da atadura do pecado. Isto é uma licença para pecar? Como Paulo disse, "De modo nenhum."

"Todas as coisas", disse Paulo, "me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (1 Coríntios 10:23) Palavra interessante, 'convem'. Ela significa, "Apropriado para um propósito."

A realidade é que somos humanos. Mesmo depois de nos tronarmos novas criaturas em Cristo, nós dividimos o castelo da carne com o velho homem.

Você terá suas batalhas, mas sua derrota somente virá quando desistir. Em seguida às lamentações de Paulonsobre sua luta com a carne e a dualidade do homem, Paulo escreve, começando em Romanos 8:1, "Portanto, agora NENHUMA CONDENAÇÃO há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."

Este verso também tende a ser espiritualizado fora de contexto. Já ouvi argumentos de que se você pecar, então estará andando segundo a carne, ao invés de segundo o Espírito.

Proponho-lhe isto: Você, desde que foi salvo, alguma vez cometeu um pecado e não se preocupou, não se nenhuma responsabilidade diante de Deus? Bom, então, Quem você está seguindo? A carne irresponsável? Ou o Espírito de Vida?

Não é o pecado que derrota o Cristão.
Não é que você ainda não tenha parado de fumar, ou o que quer que seja que você pense que o esteja derrotando. Pecar é o que os humanos fazem. Perdoar é o que Deus faz.

É a CULPA que mantem você derrotado, e afasta você do Trono. Ela impede que você fale fale às pessoas sobre Jesus. Ela o mantem abatido.

É uma incumbência do Cristão tentar viver uma vida mais parecida com a de Cristo, mas a dicotomia é que a Bíblia diz que isso é impossível.

Até mesmo aqueles de você que agora estão escandalizados e convencidos de que eu estou pregando Cristianismo libertino SABEM que ainda têm um problema com o pecado. Quer seja um grande pecado, um pequeno pecado, um pecado habitual ou um pecado ocasional, ainda é um pecado. Ainda que pequemos, (e as Escrituras dizem que TODOS pecamos) nós o odiamos, como Paulo odiava. Mas pecamos. Como Paulo pecava. Leia Romanos 7 novamente.

Se nós PUDÉSSEMOS viver uma vida sem pecado, por que então um Salvador seria necessário? E o que Paulo estava divagando quando falou sobre o 'bem que desejava' e assim por diante?

Se houvesse uma fórmula que envolvesse aceitar a Cristo e ENTÃO viver uma vida sem pecado, então por que Ele precisaria ir para a Cruz?

Por que não somente fazer os Dez Mandamentos revisados dizerem, 'Aceite a Cristo e não peque' e ENTÃO você irá para o céu? A resposta é óbvia. Ninguém estaria lá.

Estamos vivendo nos últimos dias. Não há tempo para por curativos no andarilho ferido, já nos juntamos à batalha. Cada soldado está desesperadamente necessitado na linha de frente.

Um soldado na frente de batalha faz o seu melhor, e isso é tudo que alguem pode pedir. Especialmente Aquele que realmente SABE que você está fazendo o melhor que pode.

E Eke não somente compreende, Ele fez você para um propósito específico, que é o porque de todas as coisas serem lícitas para Paulo, mas nem todas convirem

O que pode parecer derrota para você de seu ponto de vista na ação pode na verdade ser uma vitória tática em algum outro ponto da linha. Somente o nosso General sabe, e Ele diz, 'Confie em Mim'.

Anime-se! Não deixe o fato de você ser um pecador roubar a sua vitória. O único pre-requisito para ser um Cristão é que você deve ser um pecador primeiro. Deus tem um plano para a sua vida, e Ele tem alguem com quem você pode falar.

Esse compromisso é tão importante para Deus que Ele arranjou toda a sua vida até agora -- só para que você estivesse disponível para cumprí-lo quando chegasse a hora.

Você estará lá para cumprí-lo? Ou estará lambendo suas feridas em derrota em algum canto? Estamos ficando sem tempo, e o único foco do inimigo para a sua vida é mantê-lo derrotado e inefetivo enquanto as horas passam até o Confronto Final.

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (2 Coríntios 12:9)

O resto de vocês pode voltar da cozinha agora.